twitter
rss



                                             Patrono: Professor José Getúlio Escobar Bueno

           O professor José Getúlio Escobar Bueno, cidadão probo, professor emérito, reconhecido pela sua cultura, amigo de todos. Uma de suas virtudes foi criar os filhos em ambiente sadio, honesto e voltado para o cumprimento do dever. Filho do Sr. João Gonçalo Bueno e da Profª. Adelaide Escobar Bueno nasceu o Prof. José Getúlio aos 14 dias do mês de julho de 1899, na cidade de São Paulo.
           José Getúlio seguiu os passos de sua mãe e aos 19 anos formou-se na Escola Normal da Praça, atual “Caetano de Campos”. Iniciou sua carreira como professor primário no magistério oficial, como professor rural na Escola da Estação de Tremembé em 1918, passando para o grupo Escolar do Brás em 1920 e na 2ª Escola Masculina das Reunidas Urbanas de Santo Antonio da Alegria em 1922.
           Em 06 de setembro de 1923 foi removido para a Escola Reunida Espírito Santo do Rio do Peixe, hoje Divinolândia. Transferiu-se em 1925 para o Grupo Escolar de Cascavel (Aguaí) e depois para o Grupo Escolar “Candido Rodrigues” em São José do Rio Pardo. Em 1929 foi nomeado Diretor de Escola, onde exerceu a função nos grupos escolares: Grupo Escolar de Presidente Alves (Aguaí), Grupo Escolar “Luiz Leite” em Amparo, Grupo Escolar Arouche, Rua Jaguaribe – na Capital de São Paulo.
           Nos anos de 1948 a 1955 colaborou no Departamento de Educação como Assessor do Gabinete e Assistente Geral.
                     Foi nomeado Inspetor Escolar de Sorocaba, por concurso em 1949, removido para a Capital em 1959. Em 1959 também por concurso alcançou o mais elevado cargo da carreira de magistério – Delegado de Ensino em Pirassununga, depois Mogi da Cruzes e Santo André da Borda do Campo onde permaneceu até atingir sua aposentadoria aos 70 anos de idade e 51 anos de magistério.
                             O Professor José Getúlio Escobar Bueno faleceu aos 85 aos de idade no dia 28 de dezembro de 1984, quando o magistério paulista perdeu uma de suas figuras mais expressivas.

0 comentários:

Postar um comentário