twitter
rss

EJA  -  2012

FORMATURA DOS NOSSOS ALUNOS











CONFRATERNIZAÇÃO DOS ALUNOS 




















EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS























ATIVIDADES DA OFICINA DE EDUCAÇÃO

ARTESANATO EM TECIDO
























O PROJETO DA EJA


O projeto será trabalhado em todas as turmas da EJA, respeitando o ano/ciclo e os conteúdos trabalhados em cada etapa.


 PROJETO “VIDA E MEMÓRIA”

PROFESSORAS:
Arminda Menezes      
Eliane Marques
Maria Aparecida Salomão
Mariana dos Santos Bezerra – Educadora popular


PUBLICO ALVO: Alunos das turmas da EJA – Alfabetização  e Pós Alfabetização

Duração: 1º semestre de 2012

 JUSTIFICATIVA:

Esse projeto surgiu a partir de sondagem, caracterização da sala e rodas de conversas entre alunos e professores da EJA sobre suas necessidades  à continuidade dos estudos, que acreditam contribuir na apropriação de seus valores e potenciais como alunos,  exercendo sua cidadania, redescobrindo e valorizando suas origens.
Terá duração de 01 de Abril a 30 de Junho, irá contemplar todos os eixos-temáticos da EJA:  Linguagem Escrita e Oral, Linguagem Matemática, Linguagem Corporal, Linguagem da tecnologia da informação, Meio Ambiente, Cultura e Trabalho, Memória e Territorialidade e será enriquecido com a oficina de artesanato em tecido.

 OBJETIVOS

 - Identificar  e conhecer o histórico dos alunos da EJA que migraram de outros estados;
- Levantar informações sobre seus motivos e interesses em dar  sequência aos estudos;
- Valorizar e incentivar a autoestima do aluno por meio do resgate cultural e do desenvolvimento da cidadania;
- Ampliar o conhecimento de mundo;
- Ler, compreender e produzir textos de memórias, relatos e biografias;
- Atrelar o Projeto a todos os eixos temáticos: Linguagem Escrita e Oral, Linguagem Matemática, Linguagem Corporal, Linguagem da tecnologia da informação, Meio Ambiente, Cultura e Trabalho, Memória e Territorialidade;
- Valorizar a oralidade, a leitura e a escrita;
- Enriquecer o PROJETO “VIDA E MEMORIA” com a oficina artesanato em tecido ministrado pela educadora popular Mariana.

 Conteúdos
ü  Textos informativos, leitura com focalização, linha do tempo, mapa da divisão política do Brasil;
ü  Construção de gráficos, pesquisas na internet sobre a população e eventos em suas cidades de origens;
ü  Relatos orais de costumes da região de nascimento;
ü  Relatos escritos de momentos marcantes de sua infância, juventude e dias atuais;
ü  Leitura de biografias de autores famosos;
ü  Oficina de produção do livro em tecidos, relatando a memória individual do aluno;
ü  Oficina da ecobag em tecido (sacola).

 ETAPAS PREVISTAS

ü   Rodas de conversas sobre memórias;
ü  Pesquisa com os alunos no laboratório de informática utilizando a internet;
ü  Produção de textos curtos de memórias individual e  coletiva;
ü  Revisão de texto em duplas e coletivamente;
ü  Interpretação oral e escrita de textos trabalhados em sala de aula;
ü  Leitura e empréstimos de livros na biblioteca;
ü  Socialização de fotos  com fatos marcantes;
ü   Criação da linha do tempo, e construção de gráficos;
ü  Leituras realizadas pela professora em voz alta de textos de gêneros diversos abordando relatos de memórias;
ü  Leituras realizadas pelos alunos;
ü   Utilização de textos e músicas que façam referência ao tema central;
ü  Reconhecer de onde vim, por onde vim e onde estou através de mapas e pesquisas na internet;
ü   Vídeo: Tapete Vermelho;
ü  Relação da paisagem e os modos de vida dos personagens do filme ao dos alunos;
ü  Oficina artesanato em tecido




 ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

ü  Os alunos em  rodas de conversas  irão trazer suas fotos de algum fato que tenha sido marcante em suas vidas e juntos  socializarão. Ainda  nas rodas de conversas os alunos vão expor oralmente seus relatos pessoais onde  haverá uma reflexão sobre suas origens  levando-os a expressar suas sensações, anseios e necessidades imediatas;
ü  No laboratório de informática os alunos através de mapas e pesquisas na internet pesquisarão  sobre os avanços e progressos obtidos em suas cidades de origem;
ü  Em sala de aula as professoras trarão textos biográficos, textos de memórias como por exemplo de Dráuzio Varella ( memória do Braz) e Rolando Boldrin para repertoriá-los na produção de suas próprias biografias;
ü  Após  repertoriar os alunos com textos biográficos, textos de memórias e revisões de textos, os alunos irão produzir textos escritos de memórias individual e  coletiva.
ü   Em sala de aula vão criar a linha do tempo, construção de gráficos através de relatos da roda de historia.  
ü  Na biblioteca utilizarão textos de livros emprestados, assistirão ao filme Tapete Vermelho e apreciarão  músicas que façam referência ao tema central;
ü  Durante a exibição do filme seguirão um  roteiro explicativo pelas professoras com observáveis, de modo a direcioná-los, na  relação das paisagens e seus  modos de vida;
ü   Na oficina de artesanato em tecido realizadas no refeitório os alunos vão confeccionar uma sacola em tecido ( ecobag) caracterizada com o tema  “de onde vim e onde estou” e um livro de tecido com flashs de suas memórias ou sua autobiografia.  

 AVALIAÇÃO

A avaliação será através dos registros e observações feitos pelas professoras em cada etapa do projeto, será contínua e  processual englobando:
ü  Participação em atividades;
ü  Interesse em relação aos conteúdos trabalhados;
ü  Assiduidade e pontualidade quanto ao inicio, duração e/ou término das atividades educativas;
ü  Atividades  individuais, coletivos, orais e escritos;
ü  Exposição oral de trabalhos individuais ou em grupos, etc.


PRODUTO FINAL:
 Turmas de alfabetização e pós- alfabetização

- Ecobag (sacola em tecido)  com o tema  “DE Onde Vim”;
- Produção de livro em tecido com registros de suas memórias ou autobiografia.