ATIVIDADES DA OFICINA DE EDUCAÇÃO
ARTESANATO EM TECIDO
O PROJETO DA EJA
O projeto será trabalhado em todas as turmas da EJA, respeitando o ano/ciclo e os conteúdos trabalhados em cada etapa.
PROFESSORAS:
Arminda Menezes
Eliane Marques
Maria Aparecida Salomão
Mariana dos Santos Bezerra – Educadora popular
PUBLICO ALVO: Alunos das turmas da EJA – Alfabetização e Pós Alfabetização
Duração: 1º semestre de 2012
Esse projeto surgiu a partir de sondagem, caracterização da sala e rodas de conversas entre alunos e professores da EJA sobre suas necessidades à continuidade dos estudos, que acreditam contribuir na apropriação de seus valores e potenciais como alunos, exercendo sua cidadania, redescobrindo e valorizando suas origens.
Terá duração de 01 de Abril a 30 de Junho, irá contemplar todos os eixos-temáticos da EJA: Linguagem Escrita e Oral, Linguagem Matemática, Linguagem Corporal, Linguagem da tecnologia da informação, Meio Ambiente, Cultura e Trabalho, Memória e Territorialidade e será enriquecido com a oficina de artesanato em tecido.
- Levantar informações sobre seus motivos e interesses em dar sequência aos estudos;
- Valorizar e incentivar a autoestima do aluno por meio do resgate cultural e do desenvolvimento da cidadania;
- Ampliar o conhecimento de mundo;
- Ler, compreender e produzir textos de memórias, relatos e biografias;
- Atrelar o Projeto a todos os eixos temáticos: Linguagem Escrita e Oral, Linguagem Matemática, Linguagem Corporal, Linguagem da tecnologia da informação, Meio Ambiente, Cultura e Trabalho, Memória e Territorialidade;
- Valorizar a oralidade, a leitura e a escrita;
- Enriquecer o PROJETO “VIDA E MEMORIA” com a oficina artesanato em tecido ministrado pela educadora popular Mariana.
ü Textos informativos, leitura com focalização, linha do tempo, mapa da divisão política do Brasil;
ü Construção de gráficos, pesquisas na internet sobre a população e eventos em suas cidades de origens;
ü Relatos orais de costumes da região de nascimento;
ü Relatos escritos de momentos marcantes de sua infância, juventude e dias atuais;
ü Leitura de biografias de autores famosos;
ü Oficina de produção do livro em tecidos, relatando a memória individual do aluno;
ü Oficina da ecobag em tecido (sacola).
ü Rodas de conversas sobre memórias;
ü Pesquisa com os alunos no laboratório de informática utilizando a internet;
ü Produção de textos curtos de memórias individual e coletiva;
ü Revisão de texto em duplas e coletivamente;
ü Interpretação oral e escrita de textos trabalhados em sala de aula;
ü Leitura e empréstimos de livros na biblioteca;
ü Socialização de fotos com fatos marcantes;
ü Criação da linha do tempo, e construção de gráficos;
ü Leituras realizadas pela professora em voz alta de textos de gêneros diversos abordando relatos de memórias;
ü Leituras realizadas pelos alunos;
ü Utilização de textos e músicas que façam referência ao tema central;
ü Reconhecer de onde vim, por onde vim e onde estou através de mapas e pesquisas na internet;
ü Vídeo: Tapete Vermelho;
ü Relação da paisagem e os modos de vida dos personagens do filme ao dos alunos;
ü Oficina artesanato em tecido
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
ü Os alunos em rodas de conversas irão trazer suas fotos de algum fato que tenha sido marcante em suas vidas e juntos socializarão. Ainda nas rodas de conversas os alunos vão expor oralmente seus relatos pessoais onde haverá uma reflexão sobre suas origens levando-os a expressar suas sensações, anseios e necessidades imediatas;
ü No laboratório de informática os alunos através de mapas e pesquisas na internet pesquisarão sobre os avanços e progressos obtidos em suas cidades de origem;
ü Em sala de aula as professoras trarão textos biográficos, textos de memórias como por exemplo de Dráuzio Varella ( memória do Braz) e Rolando Boldrin para repertoriá-los na produção de suas próprias biografias;
ü Após repertoriar os alunos com textos biográficos, textos de memórias e revisões de textos, os alunos irão produzir textos escritos de memórias individual e coletiva.
ü Em sala de aula vão criar a linha do tempo, construção de gráficos através de relatos da roda de historia.
ü Na biblioteca utilizarão textos de livros emprestados, assistirão ao filme Tapete Vermelho e apreciarão músicas que façam referência ao tema central;
ü Durante a exibição do filme seguirão um roteiro explicativo pelas professoras com observáveis, de modo a direcioná-los, na relação das paisagens e seus modos de vida;
ü Na oficina de artesanato em tecido realizadas no refeitório os alunos vão confeccionar uma sacola em tecido ( ecobag) caracterizada com o tema “de onde vim e onde estou” e um livro de tecido com flashs de suas memórias ou sua autobiografia.
A avaliação será através dos registros e observações feitos pelas professoras em cada etapa do projeto, será contínua e processual englobando:
ü Participação em atividades;
ü Interesse em relação aos conteúdos trabalhados;
ü Assiduidade e pontualidade quanto ao inicio, duração e/ou término das atividades educativas;
ü Atividades individuais, coletivos, orais e escritos;
ü Exposição oral de trabalhos individuais ou em grupos, etc.
PRODUTO FINAL:
Turmas de alfabetização e pós- alfabetização
- Ecobag (sacola em tecido) com o tema “DE Onde Vim”;
- Produção de livro em tecido com registros de suas memórias ou autobiografia.